Olá!
Bom, essa é meio que uma post resposta da post da She porque vou falar dos mesmos assuntos que ela falou.
Vejamos. Começando, é claro, pelos avestruzes.
Realmente, quando a Luísa falou no começo da aula eu não me toquei. Mesmo porque eu não tinha entendido que tinham avestruzes de verdade lá. Só tinha ouvido que era um festival de carne de avestruz. Inicialmente não parece absurdo, sabe? A gente come carne de boi, frango, porco, e ninguém nunca pensa na galinha que morreu, no boi assassinado, no porco... E o pior é que esses bichos são criados especificamente para isso, para morrer. A vida deles se resume em comer comer comer comer comer comer comer *opa, engordou bastante, mata esse aí* morrer. Porque isso é justo? De um ponto de vista, não está errado: É a lei da selva, da natureza, nós somos predadores, nós os predaremos, assim como o tigre como o veado, o gato come o rato, e assim vai. É a cadeia alimentar. Mas até onde isso é certo? Os dois avestruzes do lado do shopping Higienópolis estão sendo mantidos em um cubículo de absurdos 2m quadrados, expostos ao sol, sem nenhum tipo de abrigo. E são dois, num mesmo lugarzinho minúsculo. Com uma tiazinha infeliz do lado vendendo coisas de couro de avestruz. A coisa não parece tão tão absurda quanto é, mas imagine, vc e uma outra pessoa, num cubículo de 2m quadrados, sendo observados por transeuntes que também se interessam muito pelos produtos feitos da pele dos seus amigos sendo vendidos logo ali na sua frente. Porque isso é certo? Só porque, tecnicamente, eles não pensam? Porque eles não falam? Porque eles são mansos, e, ah, claro, também são ótimos para se comer e fazer bolsas. Onde está escrito que nós temos direito de fazer isso, com qualquer coisa viva? Onde está o respeito? Certamente, como disse a Sheina, nós dominamos o Mundo, pelo menos no momento, talvez até o final dele, que se acontecer antes do determinado (antes do Sol "morrer"), será quase com certeza culpa nossa. Dominantes ou não, nada nos dá o direito de tratar espécies com quais convivemos, aquela que pode nos manter alimentados, aquela que, como a gente, mantém o ecossistema em equlíbrio, dessa forma.
Eu penso que, de certa forma, o que o humano faz é o que ele estava esperado a fazer. Não pode se esperar de nós que jamais evoluamos, que, por exemplo, não poluamos, porque nós somos assim, fomos feitos assim, e isso não vai mudar. Mas não pode sair de controle! Não podemos poluir e não limpar! Não podemos não respeitar e esperar ser respeitados. Não está certo.
Não se trata, é claro, de se tornar vegetariano, nunca mais comer nada que venha de animais, porque, afinal, acabaríamos comendo o quê? Plantas. E plantas também são vivas, certo? Novamente, somos predadores, é parte da cadeia alimentar, nós vamos comer carne, é inevitável. Mas nada, absolutamente nada nos dá o direito de tratar de tal forma um animal, que futuramente vai ser predado por nós. Se somos inteligentes, se somos racionais, deveríamos saber respeitar as outras espécies mais que qualquer um! Porque não é assim? Onde está a tal razão?
Ah, bem, é claro, colocar os avestruzes lá chama a atenção para o restaurante, queeee maravilha! Então lá se foi nossa inteligência: Deixamos o interesse próprio se sobrepôr ao geral. E isto está errado.
Eu não acho que não possamos fazer nada. Não acho que basta ficar quieta. Primeiramente, acho que o simples fato de estarmos postando aqui, num lugar público, nossas idéias sobre isso, já é um início. Já é alguma coisa. Talvez não consigamos fazer nada pelos dois avestruzes em cativeiro do lado de um shopping, talvez consigamos. Mas se conscientizarmos uma única pessoa, uma só, do absurdo que é o mal-trato, ajudaremos. Pode ser que não ajude hoje, mas ajudará amanhã.
(E, mal-tratar, matar animais por simples DIVERSÃO ou FRESCURA é mais que absurdo, é ridículo, é idiota, é estúpido, e é medíocre.).
Ok, vamos mudar um pouco de assunto, agora.
Vejamos, vejamos...
Ah, a dinâmica da aula de filosofia...
Hm... sei lah... Que nem a Sheina disse, a gente meio que percebeu muita coisa que a gente não tinha visto... a gente costuma se dar bem com todo mundo e falar com a maioria das pessoas, e normalmente quando há brigas a gente mal fica sabendo. Mas eu ainda acho que a classe é unida. Isso ficou provado com o trabalho da água, todos estavam se ajudando, todo mundo fez o trabalho junto, toda a classe trabalhou junta. Eu acho, sim, que a classe é unida, porque comparando com outras classes em que eu estive, principalmente no Mackenzie, sempre houve grupos extremamente, extremamente definidos, extremamente separados. Ninguém mal se conhecia, tem muita gente, que já caiu comigo até mais de uma vez com quem eu nunca falei! No 2ºB isso não acontece. Tem, realmente, gente que eu falo muito pouco, que vejo muito pouco, mas não é a mesma coisa. A classe é unida!
O que as vezes acontece, que é inevitável, é a má-interpretação, as vezes devido à falta de comunicação, às vezes um simples mal-entendido. Que foi o que aconteceu na semana passada com as meninas. Ouvindo a Fabiana falar, hoje, eu entendi o que tinha acontecido, e percebi que eu também tinha entendido mal. Que realmente parecia outra coisa. Tanto que até, como eu falei para a Ló, isso não parece delas. Mas agora que tá tudo explicado, tudo faz sentido. E a Fabi a Érica e a Carol vão sempre ser pessoas que eu admiro muito. Assim como a Ana, também, é claro. Talvez é apenas disso que nós precisemos um pouco mais: Comunicação.
Mas a verdade é que relacionamente, quaisquer que sejam, são sempre muito muito muito complexos. Os humanos são muito complexos.
Que mais? Mais alguma coisa? Hmmmm... vejamos... acho que não, acho que é só isso por hoje! Então eu vou-me indo! ^_^
Tchauzinho e salvem os avestruzes!! ^_^
Laly!
Ps: Acho que bati o recorde de post grande!
::: By Laly
[8:43 PM].
segunda-feira, setembro 29, 2003
Oláááá menénas! Estou no Sion! Tivemos prova de matemática, por isso saímos mais cedo! ^_^ A Lómé está aqui do meu lado procurando... fotos de Kingdom Hearts, ou sei lá o quê.
Hmm... estranho! pq quando eu posto por aqui o blogger é diferente?? Que esquisito! É tão estranho! Nem dá pra ver as posts!
Então né... Sábado eu fui na Usp fazer a 2ª fase da olimpíada de física!! Foi legal! Fui eu e o Bruno! Aí meu irmão levou a gente e o pai do Bruno buscou! E depois da prova eu fui na livraria lá da física, e acabei comprando um Atlas de astronomia! Eu não ia conseguir sair sem um daqueles maravilhosos livros que tem lá!
De qualquer forma, o tal átlas é muito legal! ^^
Eeeeehhh... Aí eu fiquei xeretando lá na livraria enquanto o Bruno assistia a corrida na lanchonete. (não, a corrida não estava acontecendo NA lanchonete, tinha uma TV na lanchonete). Tinha um monte de gente lá, fazendo a Olimpíada! Parece que eram por volta de 1500 pessoas! ¬¬'! Tinha um monte de gente que eu sempre vejo nas Olimpíadas de Matemática! Mas essa não tava tão difícil quanto a de matemática! Tinham 16 questões, e vc tinha que escolher 8 para responder! Como metade da prova tava média, e metade difícil, acho que não fui tão mal! Pra variar um pouco da OBM! (A 2ª fase da OBM é absurda). A USP é legal! A física é mó longe da entrada mais próxima, e depois das 2 não entra mais ônibus nenhum, de forma que mta gente ficou perdida depois da prova! Tadinhus! Quando meu irmão levou a gente ele ficou mostrando as coisas legais de lá no caminho! "Aqui é a elétrica, onde eu estudo. Ali é o prédio do 1º ano das engenharias. Lá é a prefeitura! Aaaah, aposto que vc nem sabia que a USP tinha uma prefeitura!!" (Mas eu sabia sim, porque toda vez que eu vô lá com ele ele fica me mostrando todas essas coisas!)
Eeeeeh, eh isso!
Então... hmm... Pois eeeeeh..
Ah sim, hoje é níver da Lê! Nós fizemos uma surpresa pra ela de manhã! Ela ficou toda emocionada! Foi divertido! E aí nós demos um bolo, e duas caixas de trufas da Ana Laís *aaaah, Trufas...* e um vaso de girassóis *muuuito fofo!*. E nós colocamos um grande laço na porta da sala dela, como se a sala toda fosse um presente, sabe? Aí a gente ficou esperando lá dentro pra gritar surpresa e cantar parabéns!
Foi divertido, mas as meninas (Ana Cristina e Talita) chegaram bem bem cedo pra preparar tudo, e se eu soubesse que elas iam vir tão cedo eu teria vindo também! Mas falaram pra gente chegar as 15 pras 7...
Tadinha da She! Ela esqueceu que a gente ia fazer a surpresa hoje, aí depois ela ficou super chateada! Maaaas acontece! Não fique triste, She!
Eh, isso aí! Olha, já são 8:51! Melhor eu postar isso logo que daqui a pouco a gente tem aula de educação física!! Tchauzinhuuuu!!